GCM recaptura três foragidos da Justiça em menos de 24 horas em Aparecida

Prisões ocorreram na terça-feira, 23, em diferentes regiões da cidade; os mandados eram por roubo e inadimplência por pensão alimentícia
Foto: Divulgação

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Aparecida de Goiânia recapturou três foragidos da Justiça em menos de 24 horas, durante ocorrências registradas nesta terça-feira, 23 de junho. As prisões aconteceram em diferentes regiões do município e foram resultado do trabalho integrado entre a corporação, o Grupo de Capturas da Polícia Federal e o setor de inteligência da GCM.

Entre os presos está um homem de 30 anos procurado pelo crime de roubo (artigo 157 do Código Penal), localizado no Jardim Eldorado. Contra ele havia um mandado de prisão expedido pela Justiça do Maranhão. As outras capturas envolveram dois indivíduos com mandado em aberto por inadimplência de pensão alimentícia.

Uma das apreensões ocorreu após o serviço de inteligência identificar a localização de um dos foragidos por meio de um vídeo publicado em rede social. O suspeito foi localizado e abordado no Parque Industrial.

Segundo o comandante da GCM, inspetor Milton Sobral, as prisões são resultado do compartilhamento de informações entre as forças de segurança e do trabalho permanente de monitoramento realizado pelas equipes de inteligência.

“A Polícia Federal disponibiliza diariamente informações sobre pessoas procuradas pela Justiça. A partir desses dados, nossos analistas realizam o monitoramento e identificam quando esses indivíduos estão em Aparecida. Quando isso acontece, as equipes são acionadas para cumprir os mandados”, explica.

Além das recapturas de foragidos, a GCM também registrou uma apreensão de arma de fogo durante as ações desta terça-feira. Na Vila Romana, equipes atenderam uma ocorrência de briga seguida de disparo de arma de fogo e localizaram um homem ferido. Durante a abordagem, foi apreendida uma pistola Taurus calibre 9mm, municiada com nove projéteis intactos. O suspeito foi autuado em flagrante por porte ilegal e disparo de arma de fogo e encaminhado à Central Geral de Flagrantes. A arma e as munições foram recolhidas pela corporação.

Para o secretário municipal de Segurança Pública, coronel Éder Fernandes, a eficiência na recaptura de foragidos é reflexo do planejamento estratégico adotado pela gestão Vilela em parceria com o Governo de Goiás e da atuação integrada entre os órgãos de segurança.

“Esse aumento nas recapturas significa menos criminosos circulando pelas ruas e mais segurança para a população. É um resultado direto do trabalho firme da Secretaria de Segurança, da atuação da Guarda Civil Municipal e, principalmente, da integração com as demais forças de segurança do estado e do país”, destacou.

O secretário também ressaltou que a retomada do Gabinete de Gestão Integrada do Município (GGIM), reativado em 2025 pelo prefeito Leandro Vilela, tem contribuído diretamente para o fortalecimento das ações de segurança pública na cidade.

“Com o GGIM, ampliamos o compartilhamento de informações, o planejamento conjunto e as operações integradas. Isso fortalece as ações preventivas e repressivas, garantindo mais eficiência no enfrentamento à criminalidade e melhores resultados para a população”, completou.

Relacionadas