Para muitos, uma final antecipada. É assim que o segundo encontro entre os rivais goianos é encarado por parte das torcidas e dos apreciadores da competição estadual. Depois de nove anos, Goiás e Vila Nova voltam a se encarar na briga por uma vaga na final do Goianão. A última vez que as equipes se enfrentaram numa semifinal do campeonato foi em 2016.
>>> Entre no nosso grupo de WhatsApp e saiba tudo sobre o Esmeraldino <<<
Na oportunidade, Tigre e Esmeraldino empararam em 1 x 1 na ida, sob mando de campo do time colorado. Já na volta, também disputada no Estádio Serra Dourada, mas agora com o comando do Alviverde, Carlos Eduardo marcou o único gol da partida, que garantiu o grupo de Enderson Moreira na final.
>>> Entre no nosso grupo de WhatsApp e saiba tudo sobre o Vila Nova <<<
Retrospecto recente à favor do Vila
A saber, os times se encontraram cinco vezes em 2024 (somando Goianão, Copa Verde e Série B). Nas oportunidades, o Colorado saiu vitorioso em três partidas e ocorreram dois empates. Assim, Verdão não conseguiu superá-lo no ano e adiou o gosto da conquista. Este ano, o Tigre venceu o único encontro entre eles por 1 x 0.
Já no recorte dos 12 últimos jogos entre as equipes, a situação é ainda mais complicada para o Goiás: são apenas duas vitórias conquistadas sobre o Vila. Além disso, de 2020 para cá, foram cinco empates e cinco derrotas.
Entretanto, no retrospecto geral, o Esmeraldino leva grande vantagem. Considerando apenas confrontos oficiais, são 140 vitórias do Goiás, contra 72 do Tigrão além de 82 empates. O histórico reforça a superioridade alviverde ao longo dos anos, mas o cenário recente mostra um clássico cada vez mais equilibrado.